Processo de Formação


- RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO

O Ensino Profissionalmente Qualificante (EPQ) é uma realidade cada vez mais presente nas escolas básicas e/ou secundárias. 
A verdade é que muitos dos nossos professores não tem experiência de ensino nestes cursos e cada vez mais se deparam, não só com turmas de prosseguimento de estudos, mas também com turmas do EPQ, sentindo dificuldades em reconhecer o que devem ter em conta e de que forma devem organizar o seu trabalho nestas últimas. Para além dessas dificuldades, o EPQ, é normalmente associado a indisciplina, dificuldade de aprendizagem, desinteresse e desmotivação dos alunos para a escola e/ou para a aprendizagem, o que obriga a um exercício de (re)construção e (re)estruturação de estratégias e metodologias de ensino que se adaptem aos objetivos do EPQ.
Reconhecendo que para além das competências consideradas para a escolaridade obrigatória se devem, também, desenvolver competências de uma área profissional específica, poderá levantar dúvidas aos professores, habituados a trabalhar apenas as primeiras, o modo como articular as duas. Atendendo ao maior enfoque na componente prática no EPQ, é necessário criar um novo equilíbrio entre a teoria e a prática de modo a que os alunos e futuros profissionais fiquem preparados para realizarem aprendizagens e exercerem a sua atividade profissional. Assim promover-se-á a integração destes alunos no contexto de trabalho com mais qualidade.
Dada a elevada evolução científica e tecnológica que se observa atualmente, obrigando a uma grande flexibilidade de funções, competências e saberes-fazer, o professor tem de constantemente discutir, redefinir e refletir sobre as suas práticas procurando adaptá-las a todos os tipos de ensino.
Neste contexto, o presente curso de formação tem como principal finalidade proporcionar um espaço de análise e reflexão ao nível metodológico, sobre a (re)definição de práticas pedagógicas  desenvolvidas e/ou a desenvolver em vários contextos de aprendizagem, procurando encontrar respostas para  o que se espera da formação dos alunos inscritos neste tipo de ensino e como pode a escola e os seus professores preparar o trabalho a este nível.

-    OBJECTIVOS A ATINGIR

São objetivos desta ação de formação:
  • Desenvolver um momento de formação, assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas aos desafios que se colocam aos professores, em especial no EPQ.
  •  Promover uma comunidade de aprendizagem e prática, assente na partilha de ideias, práticas e reflexões, dinamizada por especialistas/investigadores de mérito, reconhecimento e excelência;
  • Desenvolver capacidades de análise e problematização das experiências dos professores em formação;
  • Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e cooperativo entre professores, dinamizando a interdisplinaridade;
  • Promover a diversificação de metodologias do ensino das ciências em cursos do EPQ;
  • Fomentar uma cultura de formação e atualização permanente.
        
      -CONTEÚDOS DO CURSO DE FORMAÇÃO

   1.  A importância do ensino das ciências nos cursos profissionais e/ou vocacionais
       1.1. Diversidade e Flexibilidade nas abordagens dos conteúdos;
       1.2. Ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável;

                              
    2.    As novas exigências do Ensino Profissionalmente Qualificante
        2.1. O atual modelo de educação versus as atuais exigências do ensino profissional;        
       2.2. Reflexão de novos contextos de ensino-aprendizagem nos cursos vocacionais e profissionais;
       2.3. Empregabilidade do ensino profissional em contexto regional

Sem comentários: