- RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA
ACÇÃO
O Ensino
Profissionalmente Qualificante (EPQ) é uma realidade cada vez mais presente nas
escolas básicas e/ou secundárias.
A
verdade é que muitos dos nossos professores não tem experiência de ensino
nestes cursos e cada vez mais se deparam, não só com turmas de prosseguimento
de estudos, mas também com turmas do EPQ, sentindo dificuldades em reconhecer o
que devem ter em conta e de que forma devem organizar o seu trabalho nestas
últimas. Para além dessas dificuldades, o EPQ, é normalmente associado a
indisciplina, dificuldade de aprendizagem, desinteresse e desmotivação dos
alunos para a escola e/ou para a aprendizagem, o que obriga a um exercício de
(re)construção e (re)estruturação de estratégias e metodologias de ensino que
se adaptem aos objetivos do EPQ.
Reconhecendo
que para além das competências consideradas para a escolaridade obrigatória se
devem, também, desenvolver competências de uma área profissional específica,
poderá levantar dúvidas aos professores, habituados a trabalhar apenas as
primeiras, o modo como articular as duas. Atendendo ao maior enfoque na
componente prática no EPQ, é necessário criar um novo equilíbrio entre a teoria
e a prática de modo a que os alunos e futuros profissionais fiquem preparados
para realizarem aprendizagens e exercerem a sua atividade profissional. Assim
promover-se-á a integração destes alunos no contexto de trabalho com mais
qualidade.
Dada a
elevada evolução científica e tecnológica que se observa atualmente, obrigando
a uma grande flexibilidade de funções, competências e saberes-fazer, o
professor tem de constantemente discutir, redefinir e refletir sobre as suas
práticas procurando adaptá-las a todos os tipos de ensino.
Neste
contexto, o presente curso de formação tem como principal finalidade
proporcionar um espaço de análise e reflexão ao nível metodológico, sobre a
(re)definição de práticas pedagógicas
desenvolvidas e/ou a desenvolver em vários contextos de aprendizagem,
procurando encontrar respostas para o
que se espera da formação dos alunos inscritos neste tipo de ensino e como pode
a escola e os seus professores preparar o trabalho a este nível.
- OBJECTIVOS A ATINGIR
São
objetivos desta ação de formação:
- Desenvolver um momento de formação, assente numa lógica
de reflexão e de procura de respostas adequadas aos desafios que se
colocam aos professores, em especial no EPQ.
- Promover uma
comunidade de aprendizagem e prática, assente na partilha de ideias,
práticas e reflexões, dinamizada por especialistas/investigadores de
mérito, reconhecimento e excelência;
- Desenvolver capacidades de análise e problematização
das experiências dos professores em formação;
- Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e
cooperativo entre professores, dinamizando a interdisplinaridade;
- Promover a diversificação de metodologias do ensino das
ciências em cursos do EPQ;
- Fomentar uma cultura de formação e atualização permanente.
-CONTEÚDOS DO CURSO DE FORMAÇÃO
1. A importância do ensino das ciências nos
cursos profissionais e/ou vocacionais
1.1. Diversidade e Flexibilidade nas
abordagens dos conteúdos;
1.2. Ciência, tecnologia e desenvolvimento
sustentável;
2.
As novas exigências do Ensino Profissionalmente Qualificante
2.1. O atual modelo de educação versus
as atuais exigências do ensino profissional;
2.2. Reflexão de novos contextos de
ensino-aprendizagem nos cursos vocacionais e profissionais;
2.3. Empregabilidade do ensino
profissional em contexto regional
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